Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/07 - Max Mosley comandará a FIA até outubro
 01/07 - Fim do reabastecimento na Stock Car V8
 30/06 - Saiba as datas bloqueadas pela FOM
 30/06 - Falta um local a ser anunciado para as provas do novo certame
 30/06 - FIA oficializa a criação do Mundial de Turismo
 30/06 - Saiba como estão os totais dos rankings
 30/06 - Michael pode repetir na França o feito da disputa no Canadá
 30/06 - Cleveland continuará recebendo a F-CART até 2007
 30/06 - Guilherme de Conto venceu pela Graduados B
 30/06 - FOM solicitou 19 datas para as provas de 2005
 30/06 - Júlio Campos foi o melhor da Graduados A
 30/06 - Vinokurovas chegou na frente pela Sênior
 30/06 - Um bom grid, e a vitória de Favoretto na Novatos
 30/06 - Tojal foi o melhor na corrida da Júnior
 30/06 - Uma carreira quase manchada pelo alcoolismo
 30/06 - Al Unser Jr anuncia sua aposentadoria das pistas
 30/06 - Vilarinho chegou na frente pela Júnior Menor
 30/06 - Banzoli Filho ganhou a disputa da Cadete/Honda
 30/06 - McLaren confirma estréia do MP4-19B no GP da França
 30/06 - Williams confirma Marc Gené no lugar de Ralf Schumacher

... 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados