Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/06 - Pastorelli acabou com a festa de Fabrizio; Rocha foi o 2º
 27/06 - Andy Priaulx é o novo líder do Europeu de Turismo
 27/06 - Xandinho tem cinco pontos de vantagem sobre Favoretto
 27/06 - Sem dificuldades, Xandinho chegou na frente em Córdoba
 27/06 - Melo Júnior já surge na 10ª posição da tabela
 27/06 - FIA ETCC: Priaulx completou a festa inglesa em Donington
 27/06 - Hirate venceu mais uma na F-Renault Italiana
 27/06 - Vitória brasileira no FIA GT
 27/06 - Thompson venceu a primeira da FIA ETCC em Donington Park
 27/06 - Nelson A. Piquet foi punido e perdeu a liderança da F3 Inglesa
 27/06 - Paffett venceu a disputa do DTM no Norisring
 27/06 - Outra vitória de Vettel. Abreu novamente em segundo
 27/06 - Loeb e Citroën ampliaram suas vantagens no WRC
 27/06 - Sebastien Loeb venceu mais uma no Mundial de Rali
 27/06 - Green chega a metade da temporada com 30 pontos de vantagem
 27/06 - Prémat voltou a vencer na F3 Euro; Streit chegou em 7º
 26/06 - Tony Kanaan segue comandando a tabela de classificação
 26/06 - Wheldon deu um xeque-mate nos adversários em Richmond
 26/06 - Loeb segue na frente do Rali da Turquia
 26/06 - Se resultado for mantido, Piquet será líder por um ponto

... 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados