Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/06 - Carroll venceu de ponta a ponta; Incidentes podem mudar resultado
 26/06 - Manning comandou o último treino em Richmond
 26/06 - Chuva não pára e Seiler/Lechner Jr./Knapfield largam na frente
 26/06 - Hirate vence e esquenta a briga na F-Renault Italiana
 26/06 - Alexandre Foizer venceu a prova em Córdoba
 26/06 - Scott Speed mantém a liderança da Fórmula Renault Européia
 26/06 - Conway venceu a segunda prova do europeu em Donington
 26/06 - Mathias Lauda vai comandar o grid em Monza
 26/06 - Ryan Sharp segue na liderança do campeonato
 26/06 - Belicchi estragou a festa inglesa na F-Renault V6
 26/06 - Parente vai dividir a primeira fila com Piquet em Donington
 26/06 - Alesi largará na pole position em Norisring
 26/06 - Vettel venceu mais uma vez. Abreu veio a seguir
 26/06 - FIA ETCC: Coringa da Alfa vai largar na frente em Donington
 26/06 - Xandinho vai encabeçar o grid da prova deste domingo
 26/06 - Jamie Green tem 26 pontos de vantagem na liderança
 26/06 - Hamilton venceu a primeira em Norisring; Streit foi o 5º
 26/06 - Junqueira e Tracy foram multados por reclamações em Portland
 26/06 - Green também sairá na pole neste sábado em Norisring
 26/06 - Vitória surpreendente de Pilet em Donington; Rocha foi o 10º

... 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados