Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/06 - Tem pole position brasileira em Richmond
 25/06 - Loeb foi o melhor no primeiro dia do Rali da Turquia
 25/06 - Foizer largará na frente da prova do sábado em Córdoba
 25/06 - Domínio holandês. Brazuca foi o 29º na classificatória do Europeu
 25/06 - Um bom dia de treinos para os brazucas em Donington
 25/06 - Domínio inglês na segunda classificatória da F-Renault V6
 25/06 - Copa Turismo GNV prossegue domingo em Curitiba
 25/06 - Stock Car V8 terá treino coletivo antes de Interlagos
 25/06 - Green vai largar na pole domingo; Streit em 13º
 25/06 - BCN confirma Toccacelo até o final do ano
 25/06 - Rice foi o melhor enquanto não choveu em Richmond
 25/06 - Carroll sairá na pole. Di Grassi completará a primeira fila
 25/06 - Domínio brazuca no treino da Fórmula BMW
 25/06 - Os Mercedes ditaram o ritmo no Noristring
 25/06 - Na F-Renault Européia, mais uma pole de Scott Speed
 25/06 - Neel Jani conquistou mais uma pole na F-Renault V6
 25/06 - Suzuki disputará a 2ª etapa do Europeu
 24/06 - Cortez Júnior venceu pela Copa Fusca
 24/06 - Costa e Rattes ganharam no Paulista de Marcas
 24/06 - Merlo chegou na frente pela F-São Paulo

... 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados