Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Fórmula Master: Caminho de novatos e experientes para a Fórmula 1
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008
 
A categoria reúne pilotos do mundo inteiro
Ex-campeão brasileiro de kart é o mais jovem piloto da categoria

O caminho natural de todo bom piloto brasileiro depois que desponta no kartismo é passar a competir de monopostos em alguma categoria nacional ou internacional. Uma das competições que vem atraindo jovens competidores de todo o mundo é a Fórmula Master. ?A categoria é uma excelente opção para quem pretende começar a carreira no automobilismo internacional. O carro é bom, com bastante tecnologia, e não é difícil de guiar?, afirma o brasileiro Octávio Freitas (Cloe/Selenia/HMI/Vip), ex-campeão brasileiro de kart representando o estado de Tocantins.

Criada em 2007, a Fórmula Master é uma categoria intermediária entre a Fórmula 3, maior reveladora de talentos da história do automobilismo, e a GP2, último passo antes da Fórmula 1. ?Isso ajuda muito o piloto que pretende seguir carreira no automobilismo. O carro é sabidamente bem nascido, e agrega segurança, velocidade, boa aerodinâmica, bons pneus e tecnologia de ponta?, afirma Octávio Freitas. O chassi italiano Tatuus se enquadra nas normas da FIA para a F3, enquanto a parte eletrônica do carro é idêntica à da GP2, inclusive o câmbio com troca de marchas no volante, por borboleta. Os motores são Honda 2.0, que geram mais de 250 hp.

A temporada composta por 16 etapas, acontece em sistema de rodadas duplas, sempre como preliminar das provas européias do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, e são televisionadas pela Eurosport e pelo site oficial da categoria (www.formulamaster.net). ?Isso garante sempre muito público e visibilidade nas corridas?, afirma o piloto que aos 16 anos de idade foi o mais jovem a integrar a categoria neste ano. O campeonato tem provas na Espanha (Valência), França (Pau), República Tcheca (Brno), Portugal (Estoril), Inglaterra (Brands Hatch), Alemanha (Oschersleben) e Itália (Imola e Monza).

Com um pacote de alto nível técnico a bons custos, a Fórmula Master conta com 30 pilotos do mundo inteiro, representando 16 países, alguns deles que inclusive já testaram carros de Fórmula 1, caso do alemão Michael Ammermuller. ?Aqui tem pilotos de todos os lugares do mundo. Só para se ter uma idéia, os 12 primeiros do campeonato são de 12 países diferentes. Por isso a competitividade é forte?, garante o mineiro de Uberlândia. Neste ano, além de Freitas, o brasileiro Carlos Iaconelli também fez provas na categoria.

Os prêmios distribuídos aos destaques da temporada também impressionam. O campeão ganha um teste na equipe Honda de Fórmula 1, enquanto o vice-campeão poderá testar com o time italiano Trident na GP2. Já o terceiro colocado, poderá experimentar um carro da N.Technology no WTCC. Já o melhor estreante e a melhor dupla da temporada, terão a oportunidade de um teste com a equipe Cheever, na Indy Lights e na Grand-Am, respectivamente. ?Esse é mais um dos muitos motivos de a categoria juntar pilotos novatos com outros experientes e campeões de outras modalidades, como Fórmula 3000, World Series, Fórmula 3, Fórmula Renault?, finaliza Octávio.

A última rodada dupla da competição acontece nos dias 4 e 5 e outubro, no autódromo de Monza, na Itália.

A duas etapas do fim, assim está a tabela de pontuação da Fórmula Master:

1) Chris van der Drift (NZL), 83 pontos;
2) Michael Ammermuller (ALE), 70 pontos;
3) Fabio Leimer (SUI), 61 pontos;
4) Harald Schlegelmich (LET), 42 pontos;
5) Vladimir Arabadzhiev (BUL), 29 pontos;
6) Kasper Andersen (DIN), 27 pontos;
7) Sergey Afanasiev (RUS), 25 pontos;
8) Arturo Llobell (ESP), 24,5 pontos;
9) Norbert Siedler (AUT), 22 pontos;
10) Josef Kral (RTC), 21 pontos;
11) Marcello Puglisi (ITA), 19 pontos;
12) Pablo Sanchez Lopez (MEX), 14,5 pontos;
13) Daniel Mancinelli (ITA), 13 pontos;
14) Earl Bamber (NZL), 12 pontos;
15) Tim Sandtler (ALE), 10 pontos;
15) Alejandro Nunez (ESP), 10 pontos;
17) Michael Meadows (GBR), 9 pontos;
18) Esteban Gutierrez (MEX), 8 pontos
19) Alberto Costa (ITA), 7 pontos;
19) Yuhi Sekiguchi (JAP), 7 pontos;
21) Frankie Provenzano (ITA), 4 pontos;
22) Filip Salaquarda (RTC), 3 pontos;
22) Matei Mihaescu (ROM), 3 pontos;
24) Michele Caliendo (ITA), 2 pontos;
25) Fabrizio Crestani (ITA), 0,5 pontos.

Assista ao vivo em www.formulamaster.net, www.eurosport.com e www.fiawtcc.com.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 23/06 - Tracy foi impedido de disputar uma etapa da NASCAR
 22/06 - Novas imagens para quem gosta do esporte
 22/06 - Apenas quatro carros rodaram nos treinos desta terça
 22/06 - ?Por enquanto, quero apenas descansar", disse Ralf
 22/06 - BMW pretende conversar com a FIA sobre desclassificação de Montoya
 22/06 - Abreu fará ?caçada? a Vettel no Norisring
 22/06 - Capello vai pilotar um Audi DTM em Shanghai
 22/06 - Três meses depois, pilotos da ALMS voltam a se enfrentar
 22/06 - Sondermann trocará a Americana pela F-Renault Européia
 21/06 - Hellmeister perdeu a vitória conquistada domingo
 21/06 - Norisring sediará a 5ª etapa do Alemão de Turismo
 21/06 - Equipe usará Biodiesel no ?Sertões?
 21/06 - Voltando para casa, Ralf recebeu dispensa dos testes
 21/06 - Microsoft e Sony são candidatas ao patrocínio da Toyota
 21/06 - Dobradinha da Chevrolet no TC 2000 em San Luis
 21/06 - Barrichello, Gomes, David e Junqueira movimentaram os rankings
 21/06 - Vitória sem controvérsias de Ryan Newman em Michigan
 21/06 - Salustiano usou Justiça Comum, e pode até mesmo ser excluído
 20/06 - Bruno Junqueira segue na liderança do campeonato
 20/06 - Sebastien Bourdais venceu em Portland

... 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados