Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - Sebastien Bourdais venceu em Portland
 20/06 - McLaren: de novo com dois carros na pista na quadriculada
 20/06 - Na liderança, Michael mostrou-se preocupado com o irmão
 20/06 - Barrichello é o único com pontuação em todas
 20/06 - Michael e Ferrari: absolutos na frente
 20/06 - Veja o resultado final da disputa nos EUA
 20/06 - Michael conquistou seu oitavo triunfo na temporada
 20/06 - Alexandre Foizer continua líder na F-Renault Brasileira
 20/06 - Ninguém atrapalhou o passeio de Hellmeister em Campo Grande
 20/06 - Hunter-Reay comandou o treino de aquecimento em Portland
 20/06 - Conill abriu uma boa vantagem na liderança da Copa Clio
 20/06 - PPD: cadê a transmissão da prova da Copa Clio?
 20/06 - Wagner Cardoso venceu de ponta a ponta em Campo Grande
 20/06 - Nelson A. Piquet segue na liderança da F3 Britânica
 20/06 - Foi uma vitória portuguesa com certeza; Di Grassi em 8º
 20/06 - Trulli irá embora. Montagny ocupará sua vaga, diz jornal
 20/06 - Kovalainen fechou a rodada com vitória; Bernoldi foi o 4º
 20/06 - Nunes dominou o Warm Up em Campo Grande
 20/06 - Cordova dominou o treino de aquecimento em Campo Grande
 20/06 - Watts deu a primeira vitória a Lola na F-3 Inglesa

... 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados