Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Saiba o que já aconteceu nas rodadas húngaras do "circo"
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2001
 
Depois das disputas travadas em Hockenheim, onde as retas são bastante extensas, o "circo" da Fórmula 1 se arma no circuito de Hungaroring, onde, ao contrário, as retas são bastante curtas.

A 13ª das 17 etapas do Mundial de 2001 vai marcar a 16ª visita do "circo" à pista que está situada a cerca de 20 quilômetros de Budapeste, a capital da Hungria, onde o primeiro Grande Prêmio foi realizado em 1986, quando a festa foi inteiramente verde e amarela: Ayrton Senna largou da pole position com seu Lotus 98T/Renault, e Nélson Piquet ganhou a disputa a bordo de um Williams FW11/Honda.

Em 87 o domínio das ações foi dos pilotos da Williams: o britânico Nigel Mansell largou na pole position, e o brazuca Piquet chegou outra vez na frente. Na corrida de 1988 o domínio foi outra vez verde e amarelo: Ayrton Senna, então já na pilotagem de um bólido da McLaren, saiu na pole e venceu, só não completando a "barba, cabelo e bigode" porquê seu companheiro de equipe Alain Prost fez a volta mais rápida.

Na corrida de 1989 a posição de honra foi marcada pelo italiano Riccardo Patrese, então com um Williams/Honda; o topo do pódio foi ocupado por Mansell, que então defendia o vermelho da equipe Ferrari. No primeiro ano da década de 90 o domínio foi todo dos carros da equipe comandada por Sir Frank Williams: o belga Thierry Boutsen largou na posição de honra e venceu, e Patrese foi o autor da volta mais rápida.

Em 91, outra festa de Ayrton

O brasileiro Ayrton Senna da Silva venceu sua segunda corrida no Hungaroring em 1991, quando de novo largou na pole position. Outra vez seu domínio total não aconteceu porquê a melhor volta da disputa foi feita pelo piloto de Luxemburgo Bertrand Gachot, que competiu a bordo de um Jordan/Ford.

Ainda na Williams, Riccardo Patrese saiu na posição de honra da disputa em 1992, quando a volta mais rápida foi de Nigel Mansell, também da Williams, e aconteceu o terceiro triunfo de Ayrton Senna, a bordo do fantástico McLaren MP4-7 A/Honda.

O francês Alain Prost, a bordo de um Williams FW15C /Renault, foi o pole position e autor da volta mais rápida da disputa em 1993, na qual o topo do pódio foi ocupado pelo inglês Damon Hill, também da equipe Williams.

Michael Schumacher, o líder do atual certame, ganhou a corrida de 1994, quando, a bordo de um Benetton B194/Ford Zetec-R, saiu da pole position e fez a volta mais rápida. No ano seguinte foi o britânico Damon, que, a bordo de um Williams FW17/Renault, "Hill" à toa depois de sair da posição de honra, fazer a melhor volta e receber a bandeirada à frente de todo mundo.

Já pilotando para a Ferrari, Michael Schumacher marcou a posição de honra para a prova de 1996, quando o topo do pódio foi ocupado pelo canadense Jacques Villeneuve, da Williams. Em 97 a história praticamente se repetiu: Michael Schumacher colocou seu Ferrari à frente de todos os demais carros na classificatória, e Villeneuve, já com o cabelo tingido "a la Xuxa", conquistou mais uma vitória para a Williams. Foi de um carro do time de Sir Frank, também, a volta mais rápida da disputa, marcada pelo alemão Heinz Harald Frentzen.

Na disputa em 1998, Michael Schumacher fez a melhor volta, e alcançou sua segunda vitória em solo húngaro, numa corrida que começou com o finlandês Mika Hakkinen alinhando seu McLaren na primeira vaga do grid. Em 99 o domínio de todo o final de semana foi da McLaren: Hakkinen largou na posição de honra e venceu as 77 voltas, e seu companheiro Coulthard foi o responsável pela volta mais rápida.

No ano passado o melhor tempo na classificatória foi marcado por Michael Schumacher, que estabeleceu a marca de 1min17s514. O triunfo e a melhor volta ? 1min20s028 - ficaram para Mika Hakkinen, que foi ao pódio acompanhado pelo ferrarista Michael Schumacher e por seu companheiro de equipe David Coulthard. Em seu ano de estréia como companheiro de Schumacher, o brasileiro Rubens Barrichello foi o quarto colocado na prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - Ravier começou o domingo com vitória em Valência
 20/06 - Sotto Mayor ganhou posições, e empatou com três outros pilotos
 19/06 - Marcos Gomes foi punido e vitória caiu em colo argentino
 19/06 - Dois pilotos também foram desclassificados na F-Renault
 19/06 - Desclassificação de Cordova alterou o grid da Copa Clio
 19/06 - Bourdais tirou a pole position de Junqueira em Portland
 19/06 - Barrichello encabeçará o grid na prova deste domingo
 19/06 - Na Copa Clio, mais uma pole de José Cordova
 19/06 - Vasser andou bastante e foi o mais rápido no treino deste sábado
 19/06 - Hellmeister faturou a pole position em Campo Grande
 19/06 - Barrichello foi o melhor na pré-classificação
 19/06 - Carroll encabeçará o grid da segunda prova em Castle Combe
 19/06 - Mais uma pole finlandesa na World Series em Valência
 19/06 - Córdova liderou o último treino da Clio em Campo Grande
 19/06 - Button terminou na frente o último treino
 19/06 - Danny Watts conquistou a primeira pole na temporada
 19/06 - Nunes voltou a dominar em Campo Grande
 19/06 - Barrichello comandou de novo em Indianapolis
 19/06 - Kovalainen conquistou mais uma pole na World Series
 19/06 - Long Beach pode sediar um segundo GP dos EUA

... 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados