Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - Ravier começou o domingo com vitória em Valência
 20/06 - Sotto Mayor ganhou posições, e empatou com três outros pilotos
 19/06 - Marcos Gomes foi punido e vitória caiu em colo argentino
 19/06 - Dois pilotos também foram desclassificados na F-Renault
 19/06 - Desclassificação de Cordova alterou o grid da Copa Clio
 19/06 - Bourdais tirou a pole position de Junqueira em Portland
 19/06 - Barrichello encabeçará o grid na prova deste domingo
 19/06 - Na Copa Clio, mais uma pole de José Cordova
 19/06 - Vasser andou bastante e foi o mais rápido no treino deste sábado
 19/06 - Hellmeister faturou a pole position em Campo Grande
 19/06 - Barrichello foi o melhor na pré-classificação
 19/06 - Carroll encabeçará o grid da segunda prova em Castle Combe
 19/06 - Mais uma pole finlandesa na World Series em Valência
 19/06 - Córdova liderou o último treino da Clio em Campo Grande
 19/06 - Button terminou na frente o último treino
 19/06 - Danny Watts conquistou a primeira pole na temporada
 19/06 - Nunes voltou a dominar em Campo Grande
 19/06 - Barrichello comandou de novo em Indianapolis
 19/06 - Kovalainen conquistou mais uma pole na World Series
 19/06 - Long Beach pode sediar um segundo GP dos EUA

... 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados