Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - Ravier começou o domingo com vitória em Valência
 20/06 - Sotto Mayor ganhou posições, e empatou com três outros pilotos
 19/06 - Marcos Gomes foi punido e vitória caiu em colo argentino
 19/06 - Dois pilotos também foram desclassificados na F-Renault
 19/06 - Desclassificação de Cordova alterou o grid da Copa Clio
 19/06 - Bourdais tirou a pole position de Junqueira em Portland
 19/06 - Barrichello encabeçará o grid na prova deste domingo
 19/06 - Na Copa Clio, mais uma pole de José Cordova
 19/06 - Vasser andou bastante e foi o mais rápido no treino deste sábado
 19/06 - Hellmeister faturou a pole position em Campo Grande
 19/06 - Barrichello foi o melhor na pré-classificação
 19/06 - Carroll encabeçará o grid da segunda prova em Castle Combe
 19/06 - Mais uma pole finlandesa na World Series em Valência
 19/06 - Córdova liderou o último treino da Clio em Campo Grande
 19/06 - Button terminou na frente o último treino
 19/06 - Danny Watts conquistou a primeira pole na temporada
 19/06 - Nunes voltou a dominar em Campo Grande
 19/06 - Barrichello comandou de novo em Indianapolis
 19/06 - Kovalainen conquistou mais uma pole na World Series
 19/06 - Long Beach pode sediar um segundo GP dos EUA

... 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados