Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/06 - Brasileiro de Marcas começa em 8 de agosto
 17/06 - Campeonatos vão prosseguir em Campo Grande
 17/06 - Pantano pode voltar na prova americana
 17/06 - Confira a programação da Fórmula 1 em Indianápolis
 17/06 - Sexta etapa do ?Paulistão? vai movimentar Interlagos
 17/06 - Piquet tentará defender a liderança do Britânico em Castle Combe
 17/06 - GP da Inglaterra terá casa cheia
 17/06 - Villeneuve vai andar com o carro do pai em Goodwood
 16/06 - Laudo técnico riscou o Rio do calendário da Fórmula Truck
 16/06 - Credibilidade da NASCAR nunca esteve tão em baixa
 16/06 - Velocidade na Terra: Garcia venceu duas em Apucarana
 16/06 - Stock Car vai receber novos freios produzidos pela Fremax
 16/06 - Domingo de velocidade em Londrina
 16/06 - Glock amanheceu dolorido na segunda-feira
 15/06 - O "circo" realizará sua 47ª corrida nos Estados Unidos
 15/06 - Novas movimentações dos rankings do ?Placar Brasil?
 15/06 - Giuliano Losacco acompanhou a Fórmula 1 no Canadá
 15/06 - Carl Haas nega boatos sobre transferência para IRL
 15/06 - Peugeot faz uma nova convocação a Freddy Loix
 15/06 - Jader David troca de equipe na F-Renault Norte-americana

... 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados