Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/06 - Jader David troca de equipe na F-Renault Norte-americana
 15/06 - Rodrigo Ribeiro não continuará na Fórmula 3000
 15/06 - Mo Nunn monta uma nova equipe na IPS
 14/06 - Richards começa a perder a paciência com Sato
 14/06 - California Speedway pode receber a última etapa da temporada 2005
 14/06 - TC2000 prepara-se para correr em circuito oval
 14/06 - Nem erro dos comissários tirou a vitória de Jimmie Johnson
 13/06 - Veja como ficou a nova situação do campeonato
 13/06 - Williams e Toyota foram desclassificadas no Canadá
 13/06 - BMW ameaça deixar a F1 caso sejam aprovados os motores V8
 13/06 - Massa não sabe o que aconteceu no acidente
 13/06 - Veja como está a classificação do Mundial de Fórmula 1
 13/06 - Michael Schumacher mostrou que estava tudo sob controle
 13/06 - Emerson Duda dá a volta por cima e vence em Brasília
 13/06 - Sutton venceu tranqüilo em Mondello Park; Vilhena em 10º
 13/06 - Fisher voltou a vencer na F-BMW; Vilhena abandonou
 12/06 - Tony Kanaan abriu 35 pontos de vantagem na tabela
 12/06 - Vitória brilhante de Tony Kanaan no Texas
 12/06 - Veja como estão as classificações de cada categoria
 12/06 - Bertholdo/Miranda venceram o Rally de Santa Catarina

... 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados