Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/06 - Dario Franchitti vai largar na pole position no Texas
 10/06 - Franchitti comandou o último treino do dia no Texas
 10/06 - Rice dominou. Meira e Kanaan vieram a seguir
 10/06 - Em Brasília, o espetáculo será da Pick-Up Racing
 09/06 - O ?circo? será armado pela 26ª vez no Canadá
 09/06 - Andretti abre vantagem na frente; Ramos assume vice-liderança
 08/06 - Filho de Bobby Rahal vai correr na preliminar da Fórmula 1
 08/06 - Zytek será a fornecedora de motores da A1 Grand Prix
 08/06 - Paul Newman, em forma, fez bonito numa corrida da SCCA
 08/06 - Público em Milwaukee surpreendeu os organizadores
 08/06 - Mais uma equipe da F-3000 de olho na Fórmula 1
 08/06 - Will Davison não vai prosseguir no campeonato inglês
 08/06 - Ryan Hunter-Reay pensa na Fórmula 1 em 2005
 08/06 - Paffett perdeu a vitória conquistada em Lausitz
 07/06 - Todos os rankings foram movimentados no final de semana
 07/06 - Martin venceu em Dover e acabou com um longo jejum
 06/06 - ?Talvez esta tenha sido a vitória mais importante?, disse Ingo
 06/06 - Solberg confirmou a vitória na etapa grega do Mundial
 06/06 - Internado, Batista Felix não foi a Goiânia
 06/06 - Veja o resultado final e a situação da tabela da F-Truck

... 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados