Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/06 - Dario Franchitti vai largar na pole position no Texas
 10/06 - Franchitti comandou o último treino do dia no Texas
 10/06 - Rice dominou. Meira e Kanaan vieram a seguir
 10/06 - Em Brasília, o espetáculo será da Pick-Up Racing
 09/06 - O ?circo? será armado pela 26ª vez no Canadá
 09/06 - Andretti abre vantagem na frente; Ramos assume vice-liderança
 08/06 - Filho de Bobby Rahal vai correr na preliminar da Fórmula 1
 08/06 - Zytek será a fornecedora de motores da A1 Grand Prix
 08/06 - Paul Newman, em forma, fez bonito numa corrida da SCCA
 08/06 - Público em Milwaukee surpreendeu os organizadores
 08/06 - Mais uma equipe da F-3000 de olho na Fórmula 1
 08/06 - Will Davison não vai prosseguir no campeonato inglês
 08/06 - Ryan Hunter-Reay pensa na Fórmula 1 em 2005
 08/06 - Paffett perdeu a vitória conquistada em Lausitz
 07/06 - Todos os rankings foram movimentados no final de semana
 07/06 - Martin venceu em Dover e acabou com um longo jejum
 06/06 - ?Talvez esta tenha sido a vitória mais importante?, disse Ingo
 06/06 - Solberg confirmou a vitória na etapa grega do Mundial
 06/06 - Internado, Batista Felix não foi a Goiânia
 06/06 - Veja o resultado final e a situação da tabela da F-Truck

... 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados