Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/06 - Dario Franchitti vai largar na pole position no Texas
 10/06 - Franchitti comandou o último treino do dia no Texas
 10/06 - Rice dominou. Meira e Kanaan vieram a seguir
 10/06 - Em Brasília, o espetáculo será da Pick-Up Racing
 09/06 - O ?circo? será armado pela 26ª vez no Canadá
 09/06 - Andretti abre vantagem na frente; Ramos assume vice-liderança
 08/06 - Filho de Bobby Rahal vai correr na preliminar da Fórmula 1
 08/06 - Zytek será a fornecedora de motores da A1 Grand Prix
 08/06 - Paul Newman, em forma, fez bonito numa corrida da SCCA
 08/06 - Público em Milwaukee surpreendeu os organizadores
 08/06 - Mais uma equipe da F-3000 de olho na Fórmula 1
 08/06 - Will Davison não vai prosseguir no campeonato inglês
 08/06 - Ryan Hunter-Reay pensa na Fórmula 1 em 2005
 08/06 - Paffett perdeu a vitória conquistada em Lausitz
 07/06 - Todos os rankings foram movimentados no final de semana
 07/06 - Martin venceu em Dover e acabou com um longo jejum
 06/06 - ?Talvez esta tenha sido a vitória mais importante?, disse Ingo
 06/06 - Solberg confirmou a vitória na etapa grega do Mundial
 06/06 - Internado, Batista Felix não foi a Goiânia
 06/06 - Veja o resultado final e a situação da tabela da F-Truck

... 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados