Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/06 - Monteiro venceu o show da F-Truck em Goiânia
 06/06 - Piquet deixa Snetterton com 21 pontos de vantagem
 06/06 - Quintarelli ganhou, e assumiu a liderança do Japonês
 06/06 - Del Monte venceu a corrida do Europeu em Jerez
 06/06 - Vettel voltou a vencer. Abreu foi o terceiro da F-BMW
 06/06 - Carroll ganhou. Piquet foi o quarto, e Di Grassi o sétimo
 06/06 - Gary Paffett venceu pela segunda vez no DTM
 06/06 - Piquet começa o domingo vencendo em Snetterton
 06/06 - Hunter-Reay venceu. Junqueira é o novo líder da tabela
 05/06 - Cirino conquista a pole position para a prova em Goiânia
 05/06 - Piquet lidera a tabela
 05/06 - Piquet venceu a disputa em Snetterton
 05/06 - Solberg continua a liderar o Rali de Acrópolis
 05/06 - Hunter-Reay vai encabeçar o grid na noite deste sábado
 05/06 - Siedler largará na frente da prova do Europeu em Jerez
 05/06 - Rossiter marca a pole para a segunda prova do domingo
 05/06 - Cassada a de João Paulo, vitória ficou para Carbone
 05/06 - Oliveira sairá duas vezes na pole em Motegi
 05/06 - Vettel venceu e Abreu terminou na segunda posição
 05/06 - Albers conquista, e mantém a pole em Lausitzirng

... 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados