Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/06 - Monteiro venceu o show da F-Truck em Goiânia
 06/06 - Piquet deixa Snetterton com 21 pontos de vantagem
 06/06 - Quintarelli ganhou, e assumiu a liderança do Japonês
 06/06 - Del Monte venceu a corrida do Europeu em Jerez
 06/06 - Vettel voltou a vencer. Abreu foi o terceiro da F-BMW
 06/06 - Carroll ganhou. Piquet foi o quarto, e Di Grassi o sétimo
 06/06 - Gary Paffett venceu pela segunda vez no DTM
 06/06 - Piquet começa o domingo vencendo em Snetterton
 06/06 - Hunter-Reay venceu. Junqueira é o novo líder da tabela
 05/06 - Cirino conquista a pole position para a prova em Goiânia
 05/06 - Piquet lidera a tabela
 05/06 - Piquet venceu a disputa em Snetterton
 05/06 - Solberg continua a liderar o Rali de Acrópolis
 05/06 - Hunter-Reay vai encabeçar o grid na noite deste sábado
 05/06 - Siedler largará na frente da prova do Europeu em Jerez
 05/06 - Rossiter marca a pole para a segunda prova do domingo
 05/06 - Cassada a de João Paulo, vitória ficou para Carbone
 05/06 - Oliveira sairá duas vezes na pole em Motegi
 05/06 - Vettel venceu e Abreu terminou na segunda posição
 05/06 - Albers conquista, e mantém a pole em Lausitzirng

... 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados