Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/06 - Di Grassi marca a pole. Piquet fecha a primeira fila
 04/06 - Solberg terminou na frente o primeiro dia do Rali de Acrópolis
 04/06 - Buemi dominou. Abreu foi o quarto no treino da F-BMW
 04/06 - Bernd Schneider comandou o segundo treino do DTM
 04/06 - Dois Audi na frente no primeiro treino em Lausitzring
 04/06 - Rossiter dominou os treinos livres em Snetterton
 04/06 - Hakkinen nega a volta ao ?circo?
 03/06 - Hunter-Reay deixou Carpentier para trás no segundo treino
 03/06 - Patrick Carpentier comandou o primeiro treino em Milwaukee
 03/06 - Em Monza, Fisichella foi o melhor no treino que Zonta bateu forte
 03/06 - Errata: Prova antecipada não é a do Brasileiro de Endurance
 03/06 - No último dia em Silverstone, Mark Webber na frente
 03/06 - Rodada tripla vai dar prosseguimento ao Britânico
 03/06 - Governo britânico barra projeto de Frank Williams
 03/06 - Antecipada a 3ª etapa do Brasileiro de Endurance
 03/06 - Barrichello é o destaque da ?Motorsport Brasil? número 3
 03/06 - Simplicidade: eis a fórmula para a luz verde do ?Marcas?
 02/06 - Zé Augusto venceu pela Copa Fusca
 02/06 - Morrone chegou na frente pela F-S. Paulo
 02/06 - Bueno e Sciola/Pires ganharam pela Aldee

... 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados