Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/06 - Tarso deixa a Dale Coyne pensando no futuro
 02/06 - Mazzacane treinou nessa quarta em Elkhart Lake
 02/06 - Sato comandou o segundo dia de treinos em Silverstone
 02/06 - Pick-up Racing usará o anel externo do Autódromo de Brasília
 02/06 - FIA introduz no Rali de Acrópolis mudança de olho em 2005
 02/06 - Fisichella é convidado para fazer uma etapa do FIA-GT
 02/06 - Estreante da NASCAR é sentenciado pela justiça norte-americana
 02/06 - Rattes e Da Costa venceram as provas do Paulista de Marcas
 02/06 - Castanha/Amorin ganharam as duas da Força Livre
 02/06 - Magalhães Filho chegou na frente pela Classic
 02/06 - Luque levou a melhor na prova dos Antigos
 01/06 - Monteiro vai a Goiânia defender-se dos buracos e adversários
 01/06 - Alonso liderou o dia de treinos em Silverstone
 01/06 - Auberlen ganhou. Vazamento de combustível tirou brazuca da prova
 01/06 - Novo carro da McLaren será testado em Silverstone
 31/05 - Pouca movimentação dos rankings no final de semana
 31/05 - Prémat perdeu a vitória conquistada ontem em Pau
 31/05 - Rafael Sperafico troca a Europa pela Stock Car Light
 31/05 - Vitória incontestável de Jimmie Johnson em Charlotte
 31/05 - Fontana acaba com a maré de azar e vence em Paraná

... 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados