Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/05 - Mudança no calendário da F3 Sul-americana
 31/05 - Ricardo Maurício não é mais piloto da Katalogo Racing
 31/05 - Primeira vitória de Lapierre na F3 Européia; Streit foi o 5º em Pau
 30/05 - Boxes fechados durante a permanência do Safety Car na pista
 30/05 - Jani fecha na frente um final de semana perfeito
 30/05 - Premat ganhou nas ruas de Pau
 30/05 - De ponta a ponta, Foizer vence e dispara na liderança
 30/05 - Abreu venceu pela segunda vez na F-BMW
 30/05 - Copa Clio: Conill vence em corrida espetacular
 30/05 - Del Monte venceu mais uma vez na F-3000 Européia
 30/05 - Vitória alemã. E a segunda posição de Melo Júnior na estréia
 30/05 - Dirk Müller venceu a segunda em Brno e é o novo líder
 30/05 - Schumacher tem 60 pontos na tabela. Barrichello segue em segundo
 30/05 - Michael venceu pela 76ª vez no ?circo?
 30/05 - Priaulx vence a primeira do Europeu de Turismo em Brno
 30/05 - Morte abala a Copa Clio Inglesa
 30/05 - Skoda volta ao WRC no Rali de Acrópolis
 29/05 - Mais fotos para você
 29/05 - Auberlen na pole. O brazuca Kleinubing largará da terceira posição
 29/05 - Confira as fotos das categorias em Brasília

... 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados