Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/05 - Jenson outra vez na frente. Michael foi o segundo
 29/05 - Button encabeçou o gelado treino inicial do sábado
 28/05 - Diego Nunes largará na frente neste sábado em Brasília
 28/05 - Bia Figueiredo na frente no terceiro treino livre em Brasília
 28/05 - Jani largará na frente também na prova do domingo da V6
 28/05 - Mais uma vez, Vitantonio Liuzzi na pole position
 28/05 - Copa Clio: Conill é o adversário a ser batido em Brasília
 28/05 - Speed conquista mais uma pole. Rocha sairá em décimo
 28/05 - Raikkönen: feliz, mas realista
 28/05 - Souza foi o mais rápido no segundo treino no DF
 28/05 - Bartels/Alzen comandaram o treino do FIA GT em Brno
 28/05 - Vettel sairá na pole. Abreu largará em terceiro em Nürburgring
 28/05 - Em casa, Conill liderou o primeiro treino da Copa Clio
 28/05 - Pole position suíça para a primeira da V6 na República Checa
 28/05 - Pole norte-americana para a primeira prova do Europeu em Brno
 28/05 - Diego Nunes comandou o primeiro treino em Brasília
 28/05 - Raikkonen foi o mais veloz da sexta-feira
 28/05 - Davidson colocou um BAR na frente no primeiro treino
 27/05 - Copa Clio: Mudanças técnicas darão mais trabalho às equipes
 27/05 - Prólogo em estádio abre o Rally das Montanhas

... 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados