Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/05 - Jenson outra vez na frente. Michael foi o segundo
 29/05 - Button encabeçou o gelado treino inicial do sábado
 28/05 - Diego Nunes largará na frente neste sábado em Brasília
 28/05 - Bia Figueiredo na frente no terceiro treino livre em Brasília
 28/05 - Jani largará na frente também na prova do domingo da V6
 28/05 - Mais uma vez, Vitantonio Liuzzi na pole position
 28/05 - Copa Clio: Conill é o adversário a ser batido em Brasília
 28/05 - Speed conquista mais uma pole. Rocha sairá em décimo
 28/05 - Raikkönen: feliz, mas realista
 28/05 - Souza foi o mais rápido no segundo treino no DF
 28/05 - Bartels/Alzen comandaram o treino do FIA GT em Brno
 28/05 - Vettel sairá na pole. Abreu largará em terceiro em Nürburgring
 28/05 - Em casa, Conill liderou o primeiro treino da Copa Clio
 28/05 - Pole position suíça para a primeira da V6 na República Checa
 28/05 - Pole norte-americana para a primeira prova do Europeu em Brno
 28/05 - Diego Nunes comandou o primeiro treino em Brasília
 28/05 - Raikkonen foi o mais veloz da sexta-feira
 28/05 - Davidson colocou um BAR na frente no primeiro treino
 27/05 - Copa Clio: Mudanças técnicas darão mais trabalho às equipes
 27/05 - Prólogo em estádio abre o Rally das Montanhas

... 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados