Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/05 - Vencedor em Campos aposta em sucesso no Rally das Montanhas
 27/05 - De olho na telinha
 27/05 - Primeiro treino em Nürburgring acontece nesta sexta-feira
 27/05 - Confira as pontuações das categorias que vão a Brno
 27/05 - Traçado Checo terá bastante movimento no final de semana
 27/05 - ?Paulistão? vai prosseguir no final de semana
 27/05 - Mais uma vitória brasileira em Indianápolis, mas no vídeo game
 27/05 - Jos Verstappen não vai mais treinar com a Jordan
 27/05 - Depois da vitória em Mônaco, Trulli tenta permanecer na Renault
 27/05 - Conheça os pilotos, e acompanhe a seqüência do acidente no sábado
 27/05 - Prefeitura do Rio autoriza licitação para obras no autódromo
 26/05 - Clima seco em Brasília é um desafio a mais para os pilotos da Clio
 26/05 - World Series vai receber apoio da Renault em 2005
 26/05 - Alex Yoong vai tentar a sorte na V8 Supercars
 26/05 - A nova classificação do Campeonato Mundial de Rali
 26/05 - Peugeot é punida e perde a vitória no Rali do Chipre
 26/05 - Jaguar procura diamante perdido nas ruas de Monte Carlo
 26/05 - Scott Dixon renova contrato com a Chip Ganassi Racing
 26/05 - A ?Árvore do alívio?, e outros momentos você confere na Galeria
 25/05 - Números melhoram ainda mais com os resultados do Rali

... 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados