Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/05 - Sebastien Bourdais foi o melhor no circuito mexicano
 23/05 - Campos deixa Basso para trás na última volta e vence em Curitiba
 23/05 - Penalização mudou resultado em Tarumã
 23/05 - Domingo de primeiras vitórias na F-BMW; Vilhena marca ponto
 23/05 - Favoretto venceu em Tarumã
 23/05 - Kovalainen vence a segunda na França e assume a liderança
 23/05 - Barber vence a segunda prova em Oulton Park
 23/05 - Chove menos, e largada acontecerá com Safety Car
 23/05 - Montoya tenta cancelar contrato com a McLaren, diz jornal
 23/05 - Schumacher segue na topo da tabela; Veja a classificação
 23/05 - Trulli completa o seu final de semana perfeito em Mônaco
 23/05 - Clima pode atrasar a largada
 23/05 - Confira os tempos do Warm Up em Tarumã
 23/05 - Vitória em Mont-Tremblant caiu no colo de Mark Wilkins
 23/05 - Karthikeyan chega a sua primeira vitória na F-Super Nissan
 23/05 - Barth venceu a prova da F-Renault V6 em Mônaco
 22/05 - Bazzo empata com Campos, mas vai largar na pole em Curitiba
 22/05 - Bourdais vai largar na pole position em Monterrey
 22/05 - McIntosh vence em Oulton Park e coloca seu nome na história
 22/05 - Thiago Medeiros vence mais uma na Infiniti Pro Series

... 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados