Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 23/05 - Sebastien Bourdais foi o melhor no circuito mexicano
 23/05 - Campos deixa Basso para trás na última volta e vence em Curitiba
 23/05 - Penalização mudou resultado em Tarumã
 23/05 - Domingo de primeiras vitórias na F-BMW; Vilhena marca ponto
 23/05 - Favoretto venceu em Tarumã
 23/05 - Kovalainen vence a segunda na França e assume a liderança
 23/05 - Barber vence a segunda prova em Oulton Park
 23/05 - Chove menos, e largada acontecerá com Safety Car
 23/05 - Montoya tenta cancelar contrato com a McLaren, diz jornal
 23/05 - Schumacher segue na topo da tabela; Veja a classificação
 23/05 - Trulli completa o seu final de semana perfeito em Mônaco
 23/05 - Clima pode atrasar a largada
 23/05 - Confira os tempos do Warm Up em Tarumã
 23/05 - Vitória em Mont-Tremblant caiu no colo de Mark Wilkins
 23/05 - Karthikeyan chega a sua primeira vitória na F-Super Nissan
 23/05 - Barth venceu a prova da F-Renault V6 em Mônaco
 22/05 - Bazzo empata com Campos, mas vai largar na pole em Curitiba
 22/05 - Bourdais vai largar na pole position em Monterrey
 22/05 - McIntosh vence em Oulton Park e coloca seu nome na história
 22/05 - Thiago Medeiros vence mais uma na Infiniti Pro Series

... 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados