Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/05 - Tracy na frente no primeiro treino em Monterrey
 21/05 - Roth novamente na frente dos treinos da IPS
 21/05 - Alexandre Foizer dominou também o segundo treino
 21/05 - Liuzzi vai largar na pole position em Mônaco
 21/05 - Domínio dos Foizer no primeiro treino em Tarumã
 20/05 - Proposta de US$ 24 milhões pode tirar Carl Haas da F-CART
 20/05 - Na F-Super Nissan, duas equipes não irão à França
 20/05 - Watkins Glen deve receber a Fórmula Indy em 2005
 20/05 - Público da Stock Car cresce em cada corrida
 20/05 - Anthony Davidson recebe elogios de Patrick Head
 20/05 - Roth comanda o treino em Indianápolis, mas da IPS
 20/05 - Alceu Feldmann participa do Brasileiro de Rali de Velocidade
 20/05 - Nenhuma surpresa nos treinos em Mônaco
 19/05 - Percurso sinuoso e difícil, o grande desafio do Rally das Montanhas
 19/05 - Stock Car e Rio GP fazem acordo de cooperação
 18/05 - Carros do ?Trofeo Maserati? serão mostrados em Interlagos
 18/05 - Vitória sediará a sexta etapa dos certames nacionais
 18/05 - Confira os pódios das oito provas já disputadas em Viamão
 18/05 - Após quatro anos, o Sul-americano volta a Tarumã
 18/05 - Traçado em Pinhais sedia a abertura da Pick Up Racing

... 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados