Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 18/05 - Piloto amazonense vai estrear na Stock Car Light
 18/05 - Martini quer voltar a desafiar a Dallara
 17/05 - Abreu e Piquet movimentaram os rankings. Por enquanto
 17/05 - Rally das Montanhas esquenta a briga pelo ranking nacional
 17/05 - Rossiter pode perder a vitória e a liderança da F3 Inglesa
 17/05 - Earnhardt Jr vence corrida disputada em Richmond
 16/05 - Vettel venceu. Segundo lugar colocou Abreu na vice-liderança
 16/05 - Confira como estão os números da F-Truck
 16/05 - Andrade fechou na frente a acidentada prova paulista
 16/05 - Confira os números do Europeu de Turismo
 16/05 - Rydel largou, e Jörg Müller chegou na frente da segunda corrida
 16/05 - Com os três Alfa fora, Priaulx venceu a primeira do dia
 16/05 - Bobby/Gardel encabeçaram o ?1-2-3? da Ferrari em Hockenheim
 16/05 - Todos os brasileiros entre os ?Top Ten? do Britânico
 16/05 - Todos os brazucas pontuaram na prova em Knockhill
 16/05 - Ekström venceu a prova do DTM na Itália
 16/05 - Santos Jr. comandou o Warm Up em Hockenheim
 16/05 - Viso venceu a primeira prova em Knockhill
 16/05 - Salignon venceu em Adria. Green é cada vez mais líder
 15/05 - Roberval vai sair na frente da disputa deste domingo

... 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados