Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 18/05 - Piloto amazonense vai estrear na Stock Car Light
 18/05 - Martini quer voltar a desafiar a Dallara
 17/05 - Abreu e Piquet movimentaram os rankings. Por enquanto
 17/05 - Rally das Montanhas esquenta a briga pelo ranking nacional
 17/05 - Rossiter pode perder a vitória e a liderança da F3 Inglesa
 17/05 - Earnhardt Jr vence corrida disputada em Richmond
 16/05 - Vettel venceu. Segundo lugar colocou Abreu na vice-liderança
 16/05 - Confira como estão os números da F-Truck
 16/05 - Andrade fechou na frente a acidentada prova paulista
 16/05 - Confira os números do Europeu de Turismo
 16/05 - Rydel largou, e Jörg Müller chegou na frente da segunda corrida
 16/05 - Com os três Alfa fora, Priaulx venceu a primeira do dia
 16/05 - Bobby/Gardel encabeçaram o ?1-2-3? da Ferrari em Hockenheim
 16/05 - Todos os brasileiros entre os ?Top Ten? do Britânico
 16/05 - Todos os brazucas pontuaram na prova em Knockhill
 16/05 - Ekström venceu a prova do DTM na Itália
 16/05 - Santos Jr. comandou o Warm Up em Hockenheim
 16/05 - Viso venceu a primeira prova em Knockhill
 16/05 - Salignon venceu em Adria. Green é cada vez mais líder
 15/05 - Roberval vai sair na frente da disputa deste domingo

... 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados