Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 18/05 - Rali de Erechim terá quebra de recordes
 18/05 - Piloto amazonense vai estrear na Stock Car Light
 18/05 - Martini quer voltar a desafiar a Dallara
 17/05 - Abreu e Piquet movimentaram os rankings. Por enquanto
 17/05 - Rally das Montanhas esquenta a briga pelo ranking nacional
 17/05 - Rossiter pode perder a vitória e a liderança da F3 Inglesa
 17/05 - Earnhardt Jr vence corrida disputada em Richmond
 16/05 - Vettel venceu. Segundo lugar colocou Abreu na vice-liderança
 16/05 - Confira como estão os números da F-Truck
 16/05 - Andrade fechou na frente a acidentada prova paulista
 16/05 - Confira os números do Europeu de Turismo
 16/05 - Rydel largou, e Jörg Müller chegou na frente da segunda corrida
 16/05 - Com os três Alfa fora, Priaulx venceu a primeira do dia
 16/05 - Bobby/Gardel encabeçaram o ?1-2-3? da Ferrari em Hockenheim
 16/05 - Todos os brasileiros entre os ?Top Ten? do Britânico
 16/05 - Todos os brazucas pontuaram na prova em Knockhill
 16/05 - Ekström venceu a prova do DTM na Itália
 16/05 - Santos Jr. comandou o Warm Up em Hockenheim
 16/05 - Viso venceu a primeira prova em Knockhill
 16/05 - Salignon venceu em Adria. Green é cada vez mais líder

... 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados