Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/05 - Williams espera posicionamento de Ralf
 12/05 - Ferrari continua a testar em duas frentes
 12/05 - Button liderou o treino desta quarta-feira em Paul Ricard
 11/05 - De La Rosa na frente com a McLaren
 11/05 - Alemão da F-BMW também prosseguirá em Adria
 11/05 - O Alemão de Turismo vai passar pela Itália
 11/05 - Os Brutos vão invadir a pista paulistana
 11/05 - Saiba como a vitória de Schumacher repercutiu no Velho Continente
 11/05 - Trulli vai doar o troféu que conquistou em Barcelona
 11/05 - Button trata problema ocular
 10/05 - Montoya acredita em solução ?doméstica? da Williams
 10/05 - Veja a comparação dos números dos placares
 10/05 - Walkinshaw terá que pagar US$ 10 milhões a ex-sócio
 10/05 - Final de semana movimentou os rankings
 10/05 - Neves/Maestrelli venceram o Rally do Petróleo
 10/05 - Audi já prepara o substituto do modelo R8
 10/05 - Verstappen pode substituir Heidfeld na Jordan
 09/05 - Revisando os números do Brasileiro de Endurance
 09/05 - Paulistas são os líderes do Ranking da ?4?
 09/05 - Brasilienses, gaúchos e paulistas no topo do Ranking da ?3?

... 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados