Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/05 - Caravana do WRC vai passar pelo Chipre
 12/05 - Williams espera posicionamento de Ralf
 12/05 - Ferrari continua a testar em duas frentes
 12/05 - Button liderou o treino desta quarta-feira em Paul Ricard
 11/05 - De La Rosa na frente com a McLaren
 11/05 - Alemão da F-BMW também prosseguirá em Adria
 11/05 - O Alemão de Turismo vai passar pela Itália
 11/05 - Os Brutos vão invadir a pista paulistana
 11/05 - Saiba como a vitória de Schumacher repercutiu no Velho Continente
 11/05 - Trulli vai doar o troféu que conquistou em Barcelona
 11/05 - Button trata problema ocular
 10/05 - Montoya acredita em solução ?doméstica? da Williams
 10/05 - Veja a comparação dos números dos placares
 10/05 - Walkinshaw terá que pagar US$ 10 milhões a ex-sócio
 10/05 - Final de semana movimentou os rankings
 10/05 - Neves/Maestrelli venceram o Rally do Petróleo
 10/05 - Audi já prepara o substituto do modelo R8
 10/05 - Verstappen pode substituir Heidfeld na Jordan
 09/05 - Revisando os números do Brasileiro de Endurance
 09/05 - Paulistas são os líderes do Ranking da ?4?

... 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados