Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 1
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
O Grande Prêmio da Itália, prova válida pela 14ª etapa do Mundial 2003 que será disputada no próximo domingo em Monza, carrega uma tradição, sendo mais antigo até mesmo que a própria categoria que o disputará.

Muito antes da Fórmula 1 passar a existir? em 1950 -, a Terra da Bota já havia tido 19 GPs disputados, o primeiro deles no circuito de Montichiari, uma espécie de trioval nas proximidades de Brescia, onde o traçado triangular de 17.300 metros era formado por duas enormes retas (uma de 5 outra de 6 quilômetros), entremeadas por curvas de alta velocidade.

O primeiro GP italiano, disputado em 1921, foi promovido por Arturo Mercanti, o Diretor do Automóvel Clube de Milão, que um ano mais tarde seria um dos principais incentivadores da construção da pista que vai sediar a disputa do próximo domingo.

Naquela corrida foram usados os mesmos carros das provas em Indianápolis, com motores de 3 litros e peso mínimo de 800 kg. No primeiro GP da Itália, o grid foi formado por seis carros: três Ballot, veículos franceses equipados com motores de 8 cilindros e 2.970cc, e três Fiat 802, carros que também tinham propulsores de 8 cilindros, mas que tinham 2.973cc e 120 hp.

Os Ballot foram pilotados pelos franceses Jules Goux e Jean Chassagne, e pelo norte-americano Ralph de Palma, enquanto as ?macchinas? italianas tiveram a pilotagem dos locais Pietro Bordino e Ugo Sivocci, e do francês Louis Wagner.

Bordino liderou a maior parte da corrida, mas teve de desistir depois de ter problemas com o magneto de seu carro, o que abriu caminho para que o primeiro ?Gran Premio D´Italia? fosse vencido por Jules Goux, um parisiense nascido em 1885 que antes havia ganho a ?Targa Flório?, em 1909, e a ?500 Milhas de Indianápolis?, em 1913.

A inauguração de Monza

O sucesso da prova de 1921 levou o Presidente do Automóvel Clube de Milão, o Senador Sílvio Crespi, a encabeçar junto com o Diretor de Organização Arturo Mercanti e ao Engenheiro Piero Puricelli (responsável pelo projeto do traçado) o movimento para que um traçado fosse construído no interior do Parque de Monza.

O lançamento da Pedra Fundamental do novo circuito por Vicenzo Lancia e Felice Nazzaro, em 26 de fevereiro de 1922, foi o passo inicial em direção ao traçado que vai sediar a corrida do domingo, mas foi também o princípio de uma verdadeira guerra que pessoas contra o surgimento da pista iniciaram.

O burburinho dos contrários ao surgimento do traçado foi tanto, que o Secretário de Ensino Público chegou a ordenar a suspensão dos trabalhos por razões ?de valor artístico e de conservação da paisagem?, um imbróglio que só foi solucionado em abril, após desgastantes negociações, permitindo que os 3.500 operários pudessem retomar as obras.

Em 28 de julho de 1922 Felice Nazzaro e Pietro Bordino usaram um Fiat 501 para o primeiro teste da pista, que viria a ser concluída 20 de agosto, quando o circuito misto de 5.500 metros e um anel de velocidade de 4.500 ficou pronto, tendo características não muito diferentes das que conhecemos hoje.

A primeira corrida no então novo circuito teve 39 carros inscritos, dos quais apenas 8 participaram da disputa de 10 de setembro, quando cerca de 100 mil pessoas se acotovelaram ao redor do circuito onde as arquibancadas ofereciam 20 mil lugares para os espectadores.

Três Fiat 804, com motores de 6 cilindros, 1.991cc e 92 hp, participaram conduzidos por Pietro Bordino, Felice Nazzaro e Enrico Giaccone; dois Diatto 4DC de 4 cilindros, 1.997cc e 75 hp, competiram com a condução de Guido Meregalli e Alfieri Maserati (que juntamente com seus irmãos Carlo, Ernesto e Ettore iria fundar a Maserati em 1926), numa prova onde participaram também dois Heim 8/40PS de 4 cilindros, com Franz Heim e Renhold Stahl e uma Bugatti T30, de Pierre de Vizcaya.

De Vizcaya chegou a Monza com o Bugatti que havia dirigido desde a fábrica em Molsheim, na França, fato que acabou provocando desgaste excessivo dos pneus. Quando estava próximo de desistir de participar, a Fiat cedeu-lhe rodas e pneus, com o objetivo de tê-lo no grid.

Como já era esperado, Nazzaro e Bordino dispararam no comando da prova, enquanto o terceiro carro da marca de Turim, o de Meregalli, ficou parado na linha de largada com a transmissão quebrada. O único carro a conseguir acompanhar o ritmo dos Fiat foi o Bugatti de Vizcaya que acabou ficando muito tempo parado ao trocar as velas.

Bordino acabou vencendo à média de 139,855 km/h, um feito incomum para os carros da época equipados com motores de 2.000cc e menos de 100 hp. Nazzaro ficou em segundo com duas voltas de desvantagem, e Vizcaya foi o terceiro.

Você pode usar este link para conferir quem foram os três melhores colocados em cada um dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova do ?circo?.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/05 - Na F-BMW Inglesa, Urbano e Bridgman são os poles
 08/05 - Di Resta e Conway sairão na frente em Silverstone
 08/05 - Liuzzi vence mais uma na temporada; Ribeiro em 8º
 08/05 - João Paulo vence a primeira na Fórmula 3 Japonesa
 08/05 - Button decepcionou a equipe. Alonso a torcida
 08/05 - Agora, faltam seis poles para Michael
 08/05 - Montoya na frente na pré-classificação
 08/05 - ?Do fundo do Baú? traz uma homenagem a Longano
 08/05 - Sato comandou o último treino livre na Espanha
 08/05 - Button voltou a andar na frente em Barcelona
 08/05 - ?Seu Frank, tem vaga pra mim aí??, perguntou Villeneuve
 07/05 - A pé, mas satisfeito
 07/05 - Presidente da Toyota nega interesse em Scott Dixon
 07/05 - Toccacelo vai largar na pole na Espanha; Ribeiro em 16º
 07/05 - BAR comanda o segundo treino livre na Espanha
 07/05 - Ferrari começa na frente em Barcelona
 07/05 - Saiba como está a classificação do Paranaense de Destroy Car
 07/05 - E por falar em prova de Demolição...
 07/05 - Chaikoski e Vanin venceram no ?2º Demolicar?
 07/05 - Cerca de 1000 postos de trabalho devem desaparecer na Fórmula 1

... 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados