Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/05 - Na F-BMW Inglesa, Urbano e Bridgman são os poles
 08/05 - Di Resta e Conway sairão na frente em Silverstone
 08/05 - Liuzzi vence mais uma na temporada; Ribeiro em 8º
 08/05 - João Paulo vence a primeira na Fórmula 3 Japonesa
 08/05 - Button decepcionou a equipe. Alonso a torcida
 08/05 - Agora, faltam seis poles para Michael
 08/05 - Montoya na frente na pré-classificação
 08/05 - ?Do fundo do Baú? traz uma homenagem a Longano
 08/05 - Sato comandou o último treino livre na Espanha
 08/05 - Button voltou a andar na frente em Barcelona
 08/05 - ?Seu Frank, tem vaga pra mim aí??, perguntou Villeneuve
 07/05 - A pé, mas satisfeito
 07/05 - Presidente da Toyota nega interesse em Scott Dixon
 07/05 - Toccacelo vai largar na pole na Espanha; Ribeiro em 16º
 07/05 - BAR comanda o segundo treino livre na Espanha
 07/05 - Ferrari começa na frente em Barcelona
 07/05 - Saiba como está a classificação do Paranaense de Destroy Car
 07/05 - E por falar em prova de Demolição...
 07/05 - Chaikoski e Vanin venceram no ?2º Demolicar?
 07/05 - Cerca de 1000 postos de trabalho devem desaparecer na Fórmula 1

... 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados