Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pacote de sugestões para a F-1 tem nove itens
Quinta-feira, 10 de Outubro de 2002
 
A Federação Internacional de Automobilismo divulgou um documento com nove sugestões de alterações regulamentares para, ao ver da entidade, fazer com que caiam os custos, e que haja um maior equilíbrio de forças entre os times da Fórmula 1 a partir de 2003.

A mais polêmica das é a de extinguir o vínculo dos pilotos com as equipes. Pela sugestão, os pilotos teriam vínculos com a comissão de Fórmula 1 da FIA, e correriam as provas realizando um rodízio entre os carros dos times inscritos no Mundial.

Conheça abaixo as propostas de alterações na regulamentação, que serão discutidas pelo Conselho Mundial da FIA na reunião marcada para o próximo dia 28 de outubro.

Intercâmbio de pilotos

Os pilotos deixam de ter seus contratos vinculados às equipes, fazendo suas inscrições junto à Comissão de Fórmula 1 da FIA. Um sorteio definiria por quais equipes estes pilotos disputariam as primeiras dez corridas do ano. Para as demais etapas do certame, o líder da classificação poderia escolher quais times desejaria defender nas sete etapas finais. A ordem de participação por estes times também seria definida por sorteio.

Quatro classificatórias

Ao invés da sessão única com 1 hora de duração atualmente realizada aos sábados, as sessões classificatórias para cada uma das corridas do certame passariam a ser quatro: duas às sextas-feiras, e as demais no sábado. As posições nos grids seriam determinadas a partir da somatória dos tempos das quatro sessões.

Pneus

Os fabricantes de pneus forneceriam dois tipos de compostos para cada equipe, mas estariam liberados para desenvolver tipos específicos para cada time. Ao ver da FIA, este procedimento faria com que cada time pudesse ter pneus adequados a seus próprios carros.

Lastro

A já bastante discutida proposta de adição de lastro aos carros, faria com que um quilo de peso extra fosse adicionado ao bólido a cada ponto alcançado pela vitória numa corrida.

Testes
Haveriam restrições à realização de testes nas pistas que recebem o ?circo?, e cada time passaria a ter direito a apenas 12 sessões de ensaio entre os meses de fevereiro e novembro.

Motores

A partir do próximo ano, cada piloto poderia usar um único motor por corrida. Já a partir de 2004, o mesmo motor teria de ser usado por 4 provas, enquanto a regulamentação para 2005 prevê o uso de um propulsor para 8 provas.

No caso da necessidade de troca de um propulsor, o piloto do carro que teve a unidade substituída perderia dez posições no grid.

Caixa de câmbio

As caixas de câmbio também teriam de ter sua vida útil aumentada, sendo que o número de corridas que cada uma teria de durar será definido posteriormente pela FIA.

Restrições aerodinâmicas

Antes do início da temporada, dois jogos de pacotes aerodinâmicos seriam homologados, e apenas uma alteração poderia ser realizada, na metade do campeonato.

Componentes comuns

Todas as equipes teriam de usar o mesmo pacote de Unidades Eletrônicas de Controle.

Formuladas, as propostas de alterações regulamentares serão discutidas pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo na reunião do próximo dia 28 de outubro.

Com certeza Suzuka será transformado num grande fórum de debates.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/05 - Na F-BMW Inglesa, Urbano e Bridgman são os poles
 08/05 - Di Resta e Conway sairão na frente em Silverstone
 08/05 - Liuzzi vence mais uma na temporada; Ribeiro em 8º
 08/05 - João Paulo vence a primeira na Fórmula 3 Japonesa
 08/05 - Button decepcionou a equipe. Alonso a torcida
 08/05 - Agora, faltam seis poles para Michael
 08/05 - Montoya na frente na pré-classificação
 08/05 - ?Do fundo do Baú? traz uma homenagem a Longano
 08/05 - Sato comandou o último treino livre na Espanha
 08/05 - Button voltou a andar na frente em Barcelona
 08/05 - ?Seu Frank, tem vaga pra mim aí??, perguntou Villeneuve
 07/05 - A pé, mas satisfeito
 07/05 - Presidente da Toyota nega interesse em Scott Dixon
 07/05 - Toccacelo vai largar na pole na Espanha; Ribeiro em 16º
 07/05 - BAR comanda o segundo treino livre na Espanha
 07/05 - Ferrari começa na frente em Barcelona
 07/05 - Saiba como está a classificação do Paranaense de Destroy Car
 07/05 - E por falar em prova de Demolição...
 07/05 - Chaikoski e Vanin venceram no ?2º Demolicar?
 07/05 - Cerca de 1000 postos de trabalho devem desaparecer na Fórmula 1

... 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados