Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 06/05 - Bourdais escapa ileso de acidente em Milwaukee
 06/05 - Confira a programação do Rally do Petróleo
 06/05 - Veja os números da Graduados A no Sul-brasileiro
 05/05 - Bridgestone pode ser a única fornecedora na nova fase do ?circo?
 05/05 - Salas foi o vencedor pela Cadete RBC
 05/05 - Tojal nem teve trabalho para vencer pela Júnior 125
 05/05 - Hiar foi o melhor da Master A
 05/05 - Marcelino foi o ganhador pela Master B
 05/05 - Ninguém superou Jimenez na disputa da Sprinter
 05/05 - Correia largou e chegou na frente pela Júnior RBC
 05/05 - F-Super Nissan ou F-Renault V6? Só ficará uma...
 05/05 - Rory Byrne deixará a Ferrari em 2007
 05/05 - Michael disputará seu 200º GP no domingo
 05/05 - Festa da CBA premiou os melhores do ano passado
 05/05 - Campeonatos de asfalto: Campeões e vices de 2003
 05/05 - Rali: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Kart: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Velocidade na Terra: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Arrancada: os campeões e vices de 2003
 04/05 - Williams estará ?em casa? no GP do final de semana

... 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados