Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/05 - BAR e Honda continuarão parceiras, diz Richards
 06/05 - Bourdais escapa ileso de acidente em Milwaukee
 06/05 - Confira a programação do Rally do Petróleo
 06/05 - Veja os números da Graduados A no Sul-brasileiro
 05/05 - Bridgestone pode ser a única fornecedora na nova fase do ?circo?
 05/05 - Salas foi o vencedor pela Cadete RBC
 05/05 - Tojal nem teve trabalho para vencer pela Júnior 125
 05/05 - Hiar foi o melhor da Master A
 05/05 - Marcelino foi o ganhador pela Master B
 05/05 - Ninguém superou Jimenez na disputa da Sprinter
 05/05 - Correia largou e chegou na frente pela Júnior RBC
 05/05 - F-Super Nissan ou F-Renault V6? Só ficará uma...
 05/05 - Rory Byrne deixará a Ferrari em 2007
 05/05 - Michael disputará seu 200º GP no domingo
 05/05 - Festa da CBA premiou os melhores do ano passado
 05/05 - Campeonatos de asfalto: Campeões e vices de 2003
 05/05 - Rali: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Kart: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Velocidade na Terra: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Arrancada: os campeões e vices de 2003

... 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados