Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 06/05 - BAR e Honda continuarão parceiras, diz Richards
 06/05 - Bourdais escapa ileso de acidente em Milwaukee
 06/05 - Confira a programação do Rally do Petróleo
 06/05 - Veja os números da Graduados A no Sul-brasileiro
 05/05 - Bridgestone pode ser a única fornecedora na nova fase do ?circo?
 05/05 - Salas foi o vencedor pela Cadete RBC
 05/05 - Tojal nem teve trabalho para vencer pela Júnior 125
 05/05 - Hiar foi o melhor da Master A
 05/05 - Marcelino foi o ganhador pela Master B
 05/05 - Ninguém superou Jimenez na disputa da Sprinter
 05/05 - Correia largou e chegou na frente pela Júnior RBC
 05/05 - F-Super Nissan ou F-Renault V6? Só ficará uma...
 05/05 - Rory Byrne deixará a Ferrari em 2007
 05/05 - Michael disputará seu 200º GP no domingo
 05/05 - Festa da CBA premiou os melhores do ano passado
 05/05 - Campeonatos de asfalto: Campeões e vices de 2003
 05/05 - Rali: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Kart: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Velocidade na Terra: os campeões e vices de 2003
 05/05 - Arrancada: os campeões e vices de 2003

... 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados