Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/05 - Williams estará ?em casa? no GP do final de semana
 04/05 - Tentaram meter a mão na grana de Ecclestone
 03/05 - Dirani foi o grande nome do final de semana
 03/05 - Jeff Gordon vence a segunda seguida na NASCAR
 02/05 - Gollin/Cappellari mantiveram-se no topo da tabela do FIA GT
 02/05 - Chuva interrompe a segunda corrida da F-Renault V6
 02/05 - Jason Bright ganhou a rodada da V8 Supercars
 02/05 - Del Monte ganhou na abertura do Europeu
 02/05 - Dirani venceu mais uma em Croft
 02/05 - Priaulx é o quinto piloto a vencer no ano; Farfus de novo em 3º
 02/05 - Bartels/Alzen venceram em Magny Cours
 02/05 - Dirk Müller começou vencendo na França; Farfus em 3º
 02/05 - Albers venceu e passou a liderar no DTM
 02/05 - Salignon vence no Estoril e Streit chega em quinto
 02/05 - Danilo Dirani vence a primeira em Croft
 01/05 - Mudam as posições entre os ?Top Ten? do grid em Brno
 01/05 - Del Monte sairá na pole. Rocha em 6ª e Khodair em 11º
 01/05 - Domínio dos BMW na França. Santos Júnior é o melhor com Alfa
 01/05 - Pagenaud vence e encosta em Maldonado; Rocha em 9º
 01/05 - Konrad/Seiler/Lechner Jr são os poles para a prova francesa

... 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados