Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/05 - Danilo Dirani fatura mais uma pole position em Croft
 01/05 - Ekström foi o grande nome do DTM no Estoril
 01/05 - Alexandre Prémat vence de ponta a ponta no Estoril
 01/05 - Dirani vai largar na pole position em Croft
 01/05 - Gené e Priaulx comandaram os treinos em Magny Cours
 01/05 - Mondini é o novo vencedor na Fórmula Renault V6
 01/05 - Clairay vence a primeira da F-Renault Européia em Magny-Cours
 01/05 - Bartels/Alzen comandaram os tempos da sexta-feira
 30/04 - Mondini largará duas vezes na pole pela V6
 30/04 - Clayray e Pagenaud são os poles em Magny Cours
 30/04 - Pagenaud comandou o treino do Europeu em Magny Cours
 30/04 - Ingleses pensam em adotar troca de pneus
 30/04 - Franceses dominaram. Streit fechou a sexta marca no Estoril
 29/04 - Prova dos Antigos abrirá a programação do ?Paulistão? em Interlagos
 29/04 - Sara Sanchez vai estrear no automobilismo
 29/04 - Pizzonia encerrou na frente o chuvoso treino em Silverstone
 29/04 - Arden pensa na Fórmula 1 para 2005
 29/04 - Montezemolo ameaça retirar a Ferrari da Fórmula 1
 28/04 - Líderes carregarão 80 quilos de lastro na disputa do FIA GT
 28/04 - CBA notificou Paulo de Tarso

... 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados