Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/04 - Europeu de Turismo vai prosseguir na França
 28/04 - O alemão será a língua oficial em solo lusitano
 28/04 - Ralf liderou o chuvoso treino em Silverstone
 28/04 - CBA encaminha declarações de Paulo de Tarso ao STJD
 28/04 - Honda Accord pronto para estrear em Magny-Cours
 28/04 - Única mulher da FIA ETCC bate forte em Magny-Cours
 27/04 - Vitória gaúcha na disputa do Paulista da Graduados B
 27/04 - Leite chegou na frente pela Graduados A
 27/04 - Russo chegou na frente pela Sênior
 27/04 - Moon assume a liderança na F-Dodge; Ramos cai para 4º
 27/04 - Rodrigues foi o melhor na disputa da Novatos
 27/04 - Tojal chegou na frente pela Júnior
 27/04 - Pizzonia dominou o dia de treinos em Silverstone
 27/04 - Action Power teve recurso negado pelo STJD
 27/04 - Nasr ganhou pela Júnior Menor
 27/04 - Wayne Rosa ganhou a prova da Cadete/Honda
 27/04 - Ebrahim passa a defender a Nascar Motorsport em Tarumã
 27/04 - Corrigido o resultado completo da ?1000 Kilometros de Brasília?
 26/04 - Ponce de León vence na inauguração do Autódromo de Viedma
 26/04 - Giuseppe Vecci vai continuar na Katálogo Racing

... 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados