Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/04 - Vitória verde e amarela em Road Atlanta
 26/04 - Gordon vence em Talladega e comemora com chuva de latinhas
 26/04 - CBA premiará os campeões e vices de 2003
 25/04 - Xandynho voltou a vencer em Brasília
 25/04 - Dupla vitória de Philip Glew na F-BMW Britânica
 25/04 - Barber vence as duas da F-Renault Inglesa em Brands Hatch
 25/04 - Monteiro vence as duas em Zolder e assume a liderança
 25/04 - Ferrari tem mais que o dobro da pontuação da Renault
 25/04 - Michael tem 16 pontos de vantagem. Barrichello é vice-líder
 25/04 - Schummy precisou de apenas 9 voltas para alcançar o ?4X4?
 24/04 - Glew marcou duas poles. Vilhena largará atrás nas provas da F-BMW
 24/04 - Xandinho ganhou de ponta a ponta a disputa deste sábado
 24/04 - Monteiro e Kovalainen serão os poles das disputas deste domingo
 24/04 - Liuzzi venceu a primeira no Internacional
 24/04 - Saiba mais sobre o caos no DF
 24/04 - Continua complicada a situação de Raikkonen
 24/04 - A Festa foi toda de Button em San Marino
 24/04 - Montoya será o último na pista na Classificatória
 24/04 - Schumacher duas vezes na frente, seguido de Button
 23/04 - Robbie Buhl pendura o capacete para ser chefe de equipe

... 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados