Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/04 - Recurso da Action Power será julgado nesta terça-feira
 26/04 - Vitória verde e amarela em Road Atlanta
 26/04 - Gordon vence em Talladega e comemora com chuva de latinhas
 26/04 - CBA premiará os campeões e vices de 2003
 25/04 - Xandynho voltou a vencer em Brasília
 25/04 - Dupla vitória de Philip Glew na F-BMW Britânica
 25/04 - Barber vence as duas da F-Renault Inglesa em Brands Hatch
 25/04 - Monteiro vence as duas em Zolder e assume a liderança
 25/04 - Ferrari tem mais que o dobro da pontuação da Renault
 25/04 - Michael tem 16 pontos de vantagem. Barrichello é vice-líder
 25/04 - Schummy precisou de apenas 9 voltas para alcançar o ?4X4?
 24/04 - Glew marcou duas poles. Vilhena largará atrás nas provas da F-BMW
 24/04 - Xandinho ganhou de ponta a ponta a disputa deste sábado
 24/04 - Monteiro e Kovalainen serão os poles das disputas deste domingo
 24/04 - Liuzzi venceu a primeira no Internacional
 24/04 - Saiba mais sobre o caos no DF
 24/04 - Continua complicada a situação de Raikkonen
 24/04 - A Festa foi toda de Button em San Marino
 24/04 - Montoya será o último na pista na Classificatória
 24/04 - Schumacher duas vezes na frente, seguido de Button

... 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados