Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 23/04 - Robbie Buhl pendura o capacete para ser chefe de equipe
 23/04 - SEAT Cupra fará sua estréia no Espanhol de GT
 23/04 - Xandynho Negrão conquista a primeira pole da temporada
 23/04 - Liuzzi conquista a pole position em San Marino
 23/04 - Em Brasília, Negrão fecha o primeiro treino na frente
 23/04 - BAR desbanca a Ferrari no segundo treino em Ímola
 23/04 - Ferrari na frente no primeiro treino livre em Ímola
 22/04 - Abertura do DTM em Hockenheim reuniu público recorde
 22/04 - ?Tubarão? não vai disputar a prova em Brasília
 22/04 - Ecclestone volta a fazer ameaças a Silverstone
 21/04 - Saiba quem ?já chegou lá? no Sul-americano
 21/04 - Publicação alemã batiza o ?circo? de ?F-Schumacher?
 21/04 - Piquet é um dos destaques da 2ª edição da Motorsport Brasil
 21/04 - Mais uma do Fundo do Baú
 20/04 - Rovanpera é confirmado em algumas etapas pela Peugeot
 20/04 - Autódromo argentino se prepara para receber a Fórmula CART
 20/04 - Veja a programação da Fórmula 1 em San Marino
 20/04 - Massa vai participar da primeira conferência em San Marino
 20/04 - Penske recomenda dieta para Sam Hornish Jr
 20/04 - Abertura de dois certames vai agitar Brasília

... 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados