Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/04 - Robbie Buhl pendura o capacete para ser chefe de equipe
 23/04 - SEAT Cupra fará sua estréia no Espanhol de GT
 23/04 - Xandynho Negrão conquista a primeira pole da temporada
 23/04 - Liuzzi conquista a pole position em San Marino
 23/04 - Em Brasília, Negrão fecha o primeiro treino na frente
 23/04 - BAR desbanca a Ferrari no segundo treino em Ímola
 23/04 - Ferrari na frente no primeiro treino livre em Ímola
 22/04 - Abertura do DTM em Hockenheim reuniu público recorde
 22/04 - ?Tubarão? não vai disputar a prova em Brasília
 22/04 - Ecclestone volta a fazer ameaças a Silverstone
 21/04 - Saiba quem ?já chegou lá? no Sul-americano
 21/04 - Publicação alemã batiza o ?circo? de ?F-Schumacher?
 21/04 - Piquet é um dos destaques da 2ª edição da Motorsport Brasil
 21/04 - Mais uma do Fundo do Baú
 20/04 - Rovanpera é confirmado em algumas etapas pela Peugeot
 20/04 - Autódromo argentino se prepara para receber a Fórmula CART
 20/04 - Veja a programação da Fórmula 1 em San Marino
 20/04 - Massa vai participar da primeira conferência em San Marino
 20/04 - Penske recomenda dieta para Sam Hornish Jr
 20/04 - Abertura de dois certames vai agitar Brasília

... 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados