Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/04 - Walker preocupado com conflito de interesses na categoria
 20/04 - GP da Inglaterra será administrado pela FOA
 20/04 - Adiada a etapa de abertura da temporada 2004 da Pick-Up Racing
 20/04 - Mais completo, novo Tabelão mostra alterações nas datas
 19/04 - Rusty Wallace acaba com o jejum de vitórias na NASCAR
 19/04 - Felipe Longano: Missa de 7º dia será nesta terça-feira
 19/04 - Tracy ganhou novamente nas ruas de Long Beach
 19/04 - Solberg venceu o Rali da Nova Zelândia
 18/04 - Saiba como ficaram as tabelas do FIA GT
 18/04 - Tarquini e Giovanardi venceram. Santos Jr. foi duas vezes o 3º
 18/04 - Kerr ganhou e Sharp manteve a liderança na V6
 18/04 - Speed ganhou a quarta etapa do Europeu
 18/04 - Chuva cancelou a segunda prova em Silverstone
 18/04 - Rossiter venceu e Piquet foi 3º em Silverstone
 18/04 - Paffett venceu na abertura do Alemão de Turismo
 18/04 - Cappellari/Gollin venceram a segunda no FIA GT. Erdos em 6º
 18/04 - Vettel venceu. Abreu foi o quarto
 17/04 - Choveu, e tempos mudaram pouco em Long Beach
 17/04 - Rosberg ganhou a primeira etapa do Europeu
 17/04 - Vettel venceu e Abreu foi 8º na F-BMW

... 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados