Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/04 - Dan Wheldon vai largar na pole position em Motegi
 15/04 - Nenhuma novidade no comando do terceiro treino em Motegi
 15/04 - E por falar em Placar Brasil...
 15/04 - Marques é o 40º nome da lista
 15/04 - Tarso Marques correrá pela Dale Coyne
 15/04 - Abertura do Norte/Nordeste vai movimentar Caruaru
 15/04 - Caravana do WRC está na Nova Zelândia
 15/04 - McLaren pode estrear carro novo na Alemanha
 15/04 - Jenson Button de novo na frente em Paul Ricard
 15/04 - Augusto Farfus perde a vitória conquistada em Monza
 15/04 - Tora Takagi também foi parar no hospital
 15/04 - Tony Kanaan novamente na frente em Motegi
 15/04 - Kanaan começa bem em Motegi; Dixon é a primeira vítima
 14/04 - Mario Andretti monta escola de pilotagem nos Estados Unidos
 14/04 - Klaus Graf será o primeiro alemão na NASCAR
 14/04 - Ingressos serão vendidos no autódromo
 14/04 - Jaime Melo Jr vai estrear na Le Mans Endurance Series
 14/04 - Confira a programação da corrida no Japão
 14/04 - Motegi volta a receber a Fórmula Indy
 14/04 - Alemães X estrangeiros: Hockenheim sediará a primeira batalha

... 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados