Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone falou sobre as novas regras do ?circo?
Quinta-feira, 04 de Março de 2004
 
Falando à rede britânica ´BBC´, o todo-poderoso presidente da Formel One Administration Bernie Ecclestone disse que as mudanças nas regras para a temporada da Fórmula 1 que começa neste final de semana foram feitas no sentido de corrigir algumas distorções que haviam no regulamento que valeu no ano passado.

?Nós sempre estamos mudando, e tentando melhorar o tempo todo, sempre esperando que quando cometermos erros sejamos homens o bastante para admiti-los e corrigi-los em seguida", falou o britânico.

O novo pacote de regulamentações do ?circo? aboliu os treinos extras que eram realizados às sextas-feiras pela manhã, mas permite que os times piores colocados na classificação tenham um terceiro bólido nos treinos das sextas-feiras, desde que estes sejam conduzidos por pilotos que não tenham disputado mais de seis GPs nos últimos dois anos.

Como para esta primeira disputa da temporada não há outro parâmetro, vão ter direito a mais um carro no traçado as equipes piores colocadas em 2003, que foram a BAR, Sauber, Jaguar, Toyota, Jordan e Minardi.

A maneira de disputa das classificatórias também vai mudar, já que agora os grids serão definidos com duas voltas lançadas, uma em cada sessão de 45 minutos realizadas nas tardes dos sábados.

Na primeira sessão, os tempos servirão como parâmetro para, a partir da ordem inversa, definir a seqüência de entrada dos carros na pista na segunda classificatória, estando estabelecido que o aborto da volta lançada na primeira excluirá o piloto do giro lançado a que teria direito no segundo treino classificatório, depois do qual os carros ? a exemplo do que acontecia em 2003 ? seguem para o Parque fechado, e só saem de lá em direção ao grid.

Para reduzir os custos, o novo regulamento permite o uso de um único motor durante todo o final de semana, sendo que a necessidade de troca de um propulsor fará com que o piloto perca dez colocações no grid, e, caso seja necessário realizar uma segunda instalação, o carro irá para o final da formação para a largada.

Ainda no aspecto técnico, o câmbio automático foi abolido, e agora as mudanças de marcha serão feitas através de alavancas nos carros que não terão mais os dispositivos de controle de largada, mas ainda podem contar com a tração controlada eletronicamente.

Já na parte desportiva, a velocidade nas áreas de boxes subiu de 80 para 100 quilômetros por hora, exceção feita apenas ao GP de Mônaco, onde nenhum carro poderá circular na área de serviços acima dos 60 km/h.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/04 - GP da França terá o patrocínio da Mobil 1
 08/04 - Paulista de Marcas e Pilotos: veja as pontuações
 08/04 - Veja as pontuações da Fórmula São Paulo
 08/04 - Paulista de Força Livre: confira os números
 08/04 - Paulista de Antigos & Classic: confira as pontuações
 08/04 - Nürburgring pode fazer ?liquidação? de ingressos
 08/04 - Vecci voltará a correr pela V8
 07/04 - Cortez Júnior chegou na frente pela Copa Fusca
 07/04 - Morrone venceu pela Fórmula São Paulo
 07/04 - Rodrigues/Ventura chegaram na frente na única prova de Marcas
 07/04 - Marote venceu a ?meia rodada? do Paulista de Aldee
 07/04 - Sodré Neto levou a melhor na prova dos Antigos
 07/04 - Wilson continua a disputar o V8 Supercars na Austrália
 07/04 - Fortes venceu duas vezes pela Força Livre
 07/04 - Confira como terminaram as provas da Força Livre
 07/04 - Ferreira venceu a prova da Classic
 07/04 - Castro Neves voltará a ser comentarista por um dia
 07/04 - Donington recebe investimento de US$ 8,2 milhões
 07/04 - Sato comandou o dia de treinos em Barcelona
 07/04 - Brasileiro de Velocidade na Terra começa em Cuiabá

... 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados