Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/04 - Ledesma abre com vitória a temporada do TC 2000
 05/04 - Elliott Sadler conquista a vitória no Texas
 04/04 - Hirate vence em Varano; Maldonado segue líder
 04/04 - Conill continua líder. Confira a classificação da Copa Clio
 04/04 - Saiba como está a classificação da F-Truck
 04/04 - Piquet conquistou mais um segundo lugar, e lidera o Britânico
 04/04 - Serra comanda a tabela da Fórmula Renault
 04/04 - Veja o resultado da 2ª etapa
 04/04 - Cirino conquista vitória inédita em Guaporé
 04/04 - Cordova venceu a prova da Clio em Londrina
 04/04 - Serra ?chegou lá? depois de ?três bolas na trave?
 04/04 - Daniel Serra venceu.Bia foi a segunda na burocrática prova em Londrina
 04/04 - Michael já tem 9 pontos de vantagem. A Ferrari, 29
 04/04 - O líder, Monteiro, foi o melhor no treino de aquecimento
 04/04 - Comando carioca no Warm Up da Clio
 04/04 - Michael passeou pelo Bahrain. Barrichello e Button completaram o pódio
 04/04 - Nunes comandou o Warm Up em Londrina
 04/04 - Carroll supera Piquet na primeira prova da F3 Inglesa
 03/04 - Sete foram desclassificados em Guaporé
 03/04 - Levou a melhor quem foi primeiro à pista

... 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados