Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/04 - Levou a melhor quem foi primeiro à pista
 03/04 - Maior vencedor prevê prova difícil em Londrina
 03/04 - Veja como será formado o grid para a corrida na Serra Gaúcha
 03/04 - Cirino e Fízio fazem ?1-2? da Mercedes no grid em Guaporé
 03/04 - Lasoski vence segunda prova da IROC; Castro Neves em 7º
 03/04 - Cordova conquistou sua segunda pole consecutiva na Clio
 03/04 - Palmer nas barras dos Tribunais lusitanos
 03/04 - Na F-Renault Italiana, mais uma pole de Kohei Hirate
 03/04 - Serra e Bia dividem a primeira fila em Londrina
 03/04 - Parente sairá na pole. Piquet vai alinhar na segunda posição
 03/04 - Nascimento Jr. novamente adiante de todos pela Clio
 03/04 - Bia voltou a dominar pela Fórmula Renault
 03/04 - Brazucas entre os ?Top Ten? do grid da prova de abertura do Britânico
 03/04 - Faltam sete poles para o alemão
 03/04 - Chuva fina cai sobre Londrina
 03/04 - Michael conquistou sua 58ª pole
 03/04 - Veja a ordem de classificação
 03/04 - Veja os tempos da "falsa classificatória"
 03/04 - Ralf na frente da classificatória que não classifica
 03/04 - Michael: mais um a meter a mão no bolso

... 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados