Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria adotará novo dispositivo de avaliação de pilotos
Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2002
 
Até o ano passado, o regulamento era simples: um piloto que viesse a sofrer algum acidente, por exemplo nos treinos da sexta-feira, era colocado em repouso, sendo impedido pelos médicos de participar da corrida do domingo.

Este procedimento corriqueiro, tende a desaparecer a partir desta temporada da Fórmula CART/FedEx, categoria que adotará pioneiramente no automobilismo o uso do sistema "ImPACT", que vem sendo desenvolvido desde 1990 pelo Doutor Mark Lovell, e já foi exaustivamente testado em esportes como o Futebol Americano e o Hockey.

Em linhas gerais, o invento do Doutor Lovell - chefe do Departamento de Medicina Esportiva da Universidade de Pittsburgh -, é um software capaz de operar num simples Laptop, oferecendo uma avaliação real das condições físicas do piloto acidentado, em especial nos casos em que tenha havido impacto da cabeça.

Quem explica é o Doutor Steve Olvey, Médico-chefe da CART: "Era comum um piloto afirmar que não sentia nada, já que a participação na corrida significa seu meio de vida, a garantia de recebimento do contracheque. Nós, porém, não tínhamos como avaliar cientificamente até onde as boas condições alegadas eram reais, o que muda com a adoção do ImPACT", disse.

O sistema "ImPACT" testa em segundos a acuidade visual do piloto, e suas reações a determinados estímulos, "o que nos deixa tranqüilos para o liberarmos para correr", conclui o Doutor Olvey.

O sistema já estará sendo usado na corrida no circuito de Monterrey, no México, onde no próximo dia 10 de março será realizada a primeira das 19 provas previstas pelo calendário 2002 da F-CART/FedEx.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/04 - Dunas foram deixadas propositadamente , explicou Tilke
 03/04 - Barenitas não estão nem aí para os treinos
 03/04 - McLaren: a beira de um ataque de nervos
 03/04 - Está de volta o ?Efeito Michelin??
 03/04 - Outra vez Button em solo barenita
 03/04 - Button encabeçou o primeiro treino em Bahrain
 03/04 - Temperaturas mais amenas em Bahrain
 02/04 - Ralos soltos foram a explicação da Michelin
 02/04 - Beto Monteiro em primeiro nos treinos dessa sexta-feira
 02/04 - Alexandre Conill encerra os treinos de sexta na frente
 02/04 - Daniel Serra também foi o mais rápido no terceiro treino
 02/04 - Elias Jr volta a comandar os treinos em Londrina
 02/04 - Caminhão da Iveco não estará presente em Guaporé
 02/04 - Bia superou os marmanjos em Londrina
 02/04 - Corrigida a tabela de classificação da V8 Light
 02/04 - Nascimento Jr. volta a encabeçar a folha de tempos da Clio
 02/04 - Bruni e Glock multados por excesso de velocidade nos boxes
 02/04 - Treino foi interrompido duas vezes
 02/04 - Daniel Serra foi o melhor no primeiro treino em Londrina
 02/04 - Começou com 15 minutos de atraso o treino em Londrina

... 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados