Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/03 - Belicchi vence a primeira etapa da F-Renault V6 em Monza
 27/03 - Bernoldi conquistou a pole para a primeira prova da S. Nissan
 27/03 - Vitória venezuelana no Europeu da categoria
 27/03 - Cappellari/Gollin são so poles provisórios no FIA GT
 26/03 - Vitor Meira vai guiar o terceiro carro da Team Rahal no Japão
 26/03 - Scott Speed larga na frente nas duas provas da F-Renault Européia
 26/03 - Outro inglês vai largar na pole da segunda corrida da F-Renault V6 em Monza
 26/03 - Bartels/Alzen de novo na frente. O brazuca Erdos ganhou posições
 26/03 - Domínio foi de Bartels/Alzen no primeiro treino do FIA GT em Monza
 26/03 - Scott Dixon treinou em Paul Ricard com a Williams
 26/03 - Bernoldi comandou os treinos em Jarama
 26/03 - Guilherme de Conto na frente pela Graduados ?B?
 26/03 - Alex Sperafico defenderá a Mi-Jack/Conquest
 26/03 - Kerr largará na pole na primeira prova da F-Renault V6
 26/03 - ?Dia de aniversário. Dia de acelerar pelo mundo? é o tema do ?Papo de Box?
 25/03 - Button dominou o dia de treinos na França
 25/03 - Justin Wilson foi confirmado pela Conquest Racing
 25/03 - Desistência de Wolff faz Lister mudar seu trio de pilotos
 25/03 - Chiadeira das TVs provocou mudanças no sistema de classificação
 25/03 - Ralph Firman vai disputar a World Series nessa temporada

... 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 516 517 518 519 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados